Você já ouviu falar em milhas aéreas? Sabe o que são e como funcionam? Se você gosta de viajar ou quer economizar nas suas passagens, esse assunto pode ser muito interessante para você. Neste artigo, vamos explicar o que é milhas aéreas e como se beneficiar desse sistema de recompensas oferecido pelas companhias aéreas.

Veja também: Como viajar quase de graça para qualquer lugar do mundo

O que é milhas aéreas?

Milhas aéreas são pontos que você acumula ao voar com uma determinada companhia aérea ou ao utilizar serviços de empresas parceiras, como cartões de crédito, hotéis, locadoras de veículos, entre outras. Esses pontos podem ser trocados por passagens aéreas gratuitas ou com desconto, ou por outros produtos e serviços, dependendo do programa de fidelidade que você participa.

Como funciona um programa de fidelidade?

Um programa de fidelidade é uma forma de as companhias aéreas incentivarem os clientes a voarem com elas com mais frequência, oferecendo benefícios e vantagens. Para participar de um programa de fidelidade, você precisa se cadastrar no site da companhia aérea e informar o seu número de cliente a cada compra de passagem ou de serviço parceiro. Assim, você vai acumulando milhas aéreas na sua conta.

Quais são os principais programas de fidelidade no Brasil?

No Brasil, existem quatro principais programas de fidelidade das companhias aéreas: Smiles, da Gol; Latam Pass, da Latam; TudoAzul, da Azul; e Amigo, da Avianca. Cada um deles tem suas próprias regras, benefícios, parceiros e formas de resgate de milhas. Você pode se cadastrar em mais de um programa, mas é recomendável concentrar as suas milhas em um só, para facilitar o acúmulo e o resgate.

Como acumular milhas aéreas?

Existem várias formas de acumular milhas aéreas, além de voar com a companhia aérea do seu programa de fidelidade. Veja algumas delas:

  • Usar o cartão de crédito: muitos cartões de crédito oferecem a possibilidade de converter os pontos acumulados nas compras em milhas aéreas. Você deve verificar se o seu cartão tem essa opção e quais são as condições para a transferência dos pontos. Geralmente, há um valor mínimo de pontos e um prazo para a transferência. Além disso, alguns cartões têm parceria direta com os programas de fidelidade, o que facilita o acúmulo de milhas.

  • Usar os serviços dos parceiros: os programas de fidelidade têm parceria com diversas empresas de diferentes segmentos, como hotéis, locadoras de veículos, lojas online, restaurantes, farmácias, entre outras. Ao utilizar os serviços desses parceiros, você pode ganhar milhas aéreas, desde que informe o seu número de cliente do programa de fidelidade. Você deve consultar a lista de parceiros e as regras de cada um no site do seu programa de fidelidade.

  • Comprar ou vender milhas: outra forma de acumular milhas aéreas é comprar ou vender milhas de outros clientes. Existem sites especializados nesse tipo de negociação, que intermediam a compra e a venda de milhas entre os usuários. Você deve ficar atento às condições e aos riscos dessa operação, pois nem todos os programas de fidelidade permitem a comercialização de milhas. Além disso, você deve verificar a confiabilidade e a segurança do site que você vai utilizar.

Como resgatar milhas aéreas?

Para resgatar milhas aéreas, você deve acessar o site do seu programa de fidelidade e escolher a opção de resgate. Você pode trocar as suas milhas por passagens aéreas da própria companhia ou de empresas parceiras, ou por outros produtos e serviços, como hospedagem, aluguel de carros, ingressos, revistas, eletrodomésticos, entre outros. Você deve verificar a disponibilidade, a validade e a quantidade de milhas necessárias para cada resgate. Você também deve ficar atento às taxas e aos impostos que podem ser cobrados.

Quais são as vantagens de acumular milhas aéreas?

Acumular milhas aéreas pode trazer muitas vantagens para você, como:

  • Economizar nas suas viagens: você pode trocar as suas milhas por passagens aéreas gratuitas ou com desconto, o que pode representar uma grande economia nas suas viagens. Você pode viajar para destinos nacionais e internacionais, aproveitando as promoções e as ofertas dos programas de fidelidade.

  • Aproveitar outros benefícios: você pode trocar as suas milhas por outros produtos e serviços, que podem ser úteis ou interessantes para você. Você pode, por exemplo, trocar as suas milhas por diárias em hotéis, aluguel de carros, ingressos para shows ou parques, assinaturas de revistas, eletrodomésticos, entre outros.

  • Participar de clubes e categorias: alguns programas de fidelidade oferecem a possibilidade de você se associar a clubes ou categorias, que oferecem benefícios exclusivos para os membros. Você pode, por exemplo, ganhar milhas extras, ter acesso a salas VIP, ter prioridade no check-in e no embarque, ter franquia de bagagem maior, entre outros.

Quais são as desvantagens de acumular milhas aéreas?

Acumular milhas aéreas também pode ter algumas desvantagens, como:

  • Expirar as milhas: as milhas aéreas têm prazo de validade, que varia de acordo com o programa de fidelidade. Se você não utilizar as suas milhas dentro desse prazo, elas expiram e você perde o direito de resgatá-las. Por isso, é importante ficar atento à data de vencimento das suas milhas e planejar o seu resgate com antecedência.

  • Ter dificuldade de resgate: nem sempre é fácil resgatar as milhas aéreas, pois pode haver pouca disponibilidade, pouca flexibilidade ou pouca atratividade das opções de resgate. Você pode, por exemplo, não encontrar passagens para o destino ou para a data que você deseja, ou ter que pagar taxas e impostos muito altos, ou não se interessar pelos produtos e serviços oferecidos.

  • Correr riscos na compra e venda: se você optar por comprar ou vender milhas aéreas, você pode correr alguns riscos, como ser enganado, ter as suas milhas canceladas ou perder a sua conta no programa de fidelidade. Por isso, é preciso ter cuidado e cautela ao realizar esse tipo de operação, verificando a confiabilidade e a segurança do site que você vai utilizar, e as regras e as consequências do seu programa de fidelidade.

Conclusão

Milhas aéreas são uma forma de recompensa que as companhias aéreas oferecem aos seus clientes, que podem ser trocadas por passagens aéreas ou por outros produtos e serviços. Para acumular milhas aéreas, você precisa se cadastrar em um programa de fidelidade e informar o seu número de cliente a cada compra de passagem ou de serviço parceiro.

Você também pode acumular milhas aéreas usando o seu cartão de crédito, ou comprando ou vendendo milhas de outros clientes. Para resgatar milhas aéreas, você precisa acessar o site do seu programa de fidelidade e escolher a opção de resgate. Você pode trocar as suas milhas por passagens aéreas da própria companhia ou de empresas parceiras, ou por outros produtos e serviços.

Acumular milhas aéreas pode trazer muitas vantagens, como economizar nas suas viagens, aproveitar outros benefícios e participar de clubes e categorias. Mas também pode ter algumas desvantagens, como expirar as milhas, ter dificuldade de resgate e correr riscos na compra e venda. Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *